AW em Português

Le_Pendu

Registered
Joined
Mar 1, 2018
Messages
9
Reaction score
0
Boa tarde, colegas lusófonos!

Sou novo neste fórum e fiquei muito feliz em ver um pedacinho daqui dedicado à nossa linda língua!

Sempre bom poder discutir um Eça ou um Machado de Assis! Ultimamente comecei a finalmente ler Saramago também.

Abraços de São Paulo, Brasil.
 

chracatoa

COG: Sometimes, Heaven is Overrated
Kind Benefactor
Super Member
Registered
Joined
Apr 15, 2016
Messages
211
Reaction score
22
Location
Near Puget Sound, in the beautiful Pacific Northwe
Eu nem sabia que tinha uma thread em português aqui. Muito legal!

Um ano atrás eu estava tentando achar a tradução de "show vs. tell" para procurar livros em português sobre isto. Eu tinha lido em algum lugar que mostre - não conte - é mais exigido no inglês, e que outras línguas não se preocupam tanto com isto.

Abraços de um brasileiro vivendo em Seattle.
 

averydarkword

Cat lover
Registered
Joined
Mar 15, 2018
Messages
39
Reaction score
0
Location
Portugal
Olá! Sou nova por aqui e sabe bem saber que há um canto só em português.
Sempre gostei de escrever mas só agora tive coragem para começar a publicar!
Estou a escrever uma dark fantasy story com subtendas para maiores de idade (sorry not sorry). Quem tiver curiosidade pode enviar-me mensagem! Agradeço imenso feedback. Já agora a história está em inglês
 

ImagineAWW

Registered
Joined
Jul 6, 2018
Messages
6
Reaction score
1
Oi! Sou novo aqui também. Eu escrever em inglês, mas português tem que ser minha língua favorita para falar. Eu gosto de aprender coisas novas e quero aprender mais sobre a língua portuguesa.
 

Robin Pike

Registered
Joined
Nov 10, 2018
Messages
8
Reaction score
0
Location
Portugal
Boa noite a todos. Que estranha sensação escrever em português.

Descobri este fórum à cerca de 4 dias durante o meu desespero por encontrar apoio emocional. xD

Não sou escritor, nunca escrevi um livro ou algo semelhante. Mas, à algum tempo, enquanto ouvia uma música e pensava numa personagem de uma light novel, senti-me atingido por um raio de imaginação quase incontrolável. Eu já contei parte da minha história aqui: https://absolutewrite.com/forums/showthread.php?339515-New-and-completly-lost
Portanto não vou voltar a explicar tudo aqui (até porque basicamente seria uma tradução).

Para ir directo ao assunto, eu não faço ideia do que estou/planeio fazer em termos de técnica e burocracias. Tudo o que tenho comigo é uma história que quero partilhar com o Mundo.
Já pedi ajuda geral na minha introdução, mas gostava de que alguém que está habituado a lidar com estas coisas em Portugal me desse uma mão.

Para começar, quando é que devo fazer o copyright? Quando os livros estiverem prontos? Antes?
Eu talvez estou a confundir o copyright da obra em si, com o título da obra. Como é que eu garanto que ninguém se lembra de lançar um livro com o título que eu tenho em mente para a minha obra? O que acontece se eu acabar a minha obra e depois descobrir que alguém publicou um livro com o mesmo título?

Depois de ler as sete paginas desta thread apercebo-me que a maior parte das pessoas aqui escrevem em inglês. Eu não faço ideia qual será a melhor forma de transmitir a minha história. Tenho cadernos com notas sobre várias especificidades da história, mas algumas notas estão em português, outras em inglês, algumas em português com palavras em inglês no meio, ou em inglês com palavras portuguesas no meio... a total mess. Não faço ideia se este estilo de livro "vende" em Portugal (honestamente tenho a sensação que nada vende em Portugal, a não ser que seja obrigatório para ler nas escolas, ou já seja popular no estrangeiro). Não estou preocupado com fazer dinheiro com isto, mas tenho uma enorme vontade de partilhar esta história com o maior número de pessoas possível (talvez seja este o maior motivador dos escritores?). Portanto não faço ideia, mas também só posso começar a escrever quando acabar a minha tese de mestrado.

Como nunca escrevi nada, e nunca tive aulas de escrita criativa (por acaso descobri que é lecionado na minha faculdade... talvez devia pedir ao professor responsável para assistir às aulas), comecei à procura de um livro para me ajudar. Gostava da opinião honesta, de algumas pessoas, sobre "Como Escrever um Romance e conseguir publica-lo" de Nigel Watts (arranjei por 99 cêntimos num quiosque ¯\_(ツ)_/¯ ).

Fiquei muito feliz quando descobri que há um cantinho para Portugal no AW. Se bem que parece estar um bocadinho adormecido.

Obrigado desde já a quem conseguir responder a algumas das perguntas que eu fiz aqui e/ou na minha introdução. :)
 

SaraP

You can't forget those you've loved
Super Member
Registered
Joined
Feb 4, 2010
Messages
16,280
Reaction score
6,859
Location
Here, there, everywhere.
Olá Robin!

Antes de mais, bemvindo ao AW! :welcome:

Tenho a dizer-te que grande parte das coisas que perguntas não vais encontrar grandes respostas por aqui, porque a esmagadora maioria da informação daqui aplica-se aos mercados americanos (no que toca a copyrights e afins). A boa notícia é que há um recurso excelente onde podes encontrar outros escritores Portugueses, a escrever em Português, e em Portugal, que é o forum do NaNoWriMo*. Espreita, regista-te e procura o sub-forum de Portugal, e depois é só explorares.

Passando para além das questões técnicas e no que toca à escrita em si, aqui sim podes encontrar enorme informação, e por isso só vale a pena ficares por cá e explorares tudo o que este fórum tem para ensinar. Não é preciso qualquer curso de Escrita Criativa para aprenderes a escrever - podem ser úteis, mas não são obrigatórios. Escrever é como tudo o resto: muita prática, muitos erros, e muita leitura. Tanto na secção de Basic Writing Questions, como na secção de Novels, tens imensa informação disponível nas stickies. Dá uma vista de olhos e vê o que te pode interessar. Não te esqueças que já por aqui passou muita gente com muita experiência que foram dando as suas dicas; é um recurso gratuito, sempre disponível, e que podes consultar e re-consultar ao teu tempo, sempre que quiseres, quando quiseres. Sou particular fã das threads do Uncle Jim, das quais há umas três em Novels. O Uncle Jim é como chamamos por aqui ao Jim McDonald, autor de vários livros de Fantasia/Ficção Científica, alguns dos quais traduzidos e editados em Portugal (eu tenho um!).

Outra recomendação que te dou é que espreites a secção de Share Your Work (a password é vista). Esta é a secção do fórum onde os membros partilham parte do seu trabalho para apreciação e crítica de outros membros. É um local fabuloso para começares a olhar para um texto escrito com olho crítico e ver o que funciona ou não para agarrar os leitores. Escolhe a área que mais gostas de ler (Terror, SFF, etc) e lê as threads. Não tenhas medo de dar a tua opinião, se houver algo que te agarra ou que tem o efeito contrário. Às vezes as pessoas sentem-se intimidadas e não dão a sua opinião por pensarem que não tem valor, mas acima de tudo, todos nós somos leitores, e como leitores, todos nós sabemos intuitivamente o que funciona ou não connosco. O Share Your Work é o local perfeito para começares a explorar isso.

Penso que tens aqui muito para explorar e estudar. Espero que tenha ajudado um pouco. Hoje em dia já não ando muito por cá porque tenho dois pequeninos em casa que me mantêm muito ocupada, mas se precisares de alguma coisa e vires que eu demoro a responder aqui está à vontade para me mandar uma Private Message. Boa sorte e boas escritas! :hi:




* NaNoWriMo vem de National Novel Writing Month, que ocorre todos os anos em Novembro. Significa que é agora que o fórum está mais activo e por isso é uma óptima oportunidade para lá ires.
 
Last edited:

hspotorno

Registered
Joined
Aug 17, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Oi para todos! Brasileiro morando na Áustria aqui. Escrevo em inglês, mas tenho alguns textos em português, para aqueles momentos em que só essa língua expressa o que eu quero dizer.

Nada demais para falar, so dando um oi mesmo.
 

Ink-Soul

Super Member
Registered
Joined
May 31, 2022
Messages
739
Reaction score
2,029
Location
Brazil
Website
nicolehidalgoauthor.com
Olá, povo! Mais uma brasileira chegando ao AW :hi:

Eu tenho uma série em português, mas estou migrando para escrita em inglês já que pretendo morar em um país falante da língua inglesa e trabalhar lá. A maioria dos meus amigos atualmente moram em outros países também, então é até um pouco estranho escrever em português haha Mas sim, às vezes dá saudade de conversar na língua materna!
 

samwrites

Super Member
Registered
Joined
May 23, 2023
Messages
78
Reaction score
60
Location
California
Opa! Pulando aqui na thread relativamente velha pra dar um oizinho-- Brasileira morando nos EUA, e SENHOR DO CÉU eu escrevo em inglês pq meu português ta MUITO GRINGADO! O livro que estou escrevendo atualmente é em inglês mas se passa no Brasil, e quando tento escrever uns pedacinhos em português, tipo uns dialogos de vez em quando.... dá uma VERGONHA gente! Não moro no Brasil faz uns 8 anos aí minhas girias tão super desatualizadas kkkkkkk enfim bom dia e boas escritas galera!